Morreu Bernardo Sassetti | R.I.P.

Falar de Bernardo Sassetti é falar de um nome incontornável da música portuguesa, um talento inigualável na composição e interpretação, a pessoa e o piano unidos numa simbiose perfeita.

O acidente trágico, que vitimou o músico, ocorreu numa falésia da praia do Guincho onde se encontrava a fotografar.

Durante o ano de 2011 tive a oportunidade de o ver duas vezes ao vivo em dois registos diferentes num bailado e em concerto.

No bailado "Uma Coisa em Forma de Assim ..." pela Companhia Nacional de Bailado a sua interpretação é fenomenal, reflectindo de forma exemplar o seu génio na composição.

O concerto ao lado de Carlos do Carmo, no Centro Cultural de Belém, marcou-me de uma forma particular, pois foi a minha estreia na reportagem de concertos, em baixo alguns excertos dessa mesma reportagem.

[Reportagem IDS | Texto e Fotografia | Vânia Marecos]


2011-10-01 Dia Mundial da Música

"Destaco dois dos melhores momentos da noite: a interpretação de “Retrato” música original de Bernardo Sassetti para um poema lindíssimo de Mário Cláudio e “Porto Sentido” de Carlos T e Rui Veloso, uma aguarela que ia sendo pintada à nossa frente à medida que as palavras ganhavam vida e se entrelaçavam ao som de cada tecla.


(...)

Durante todo o concerto foi visível a grande entrega dos dois músicos que fizeram transparecer para o público a fusão do fado e do jazz, nos seus expoentes máximos, misturando-os ainda com outros estilos criando uma musicalidade única. Tudo pareceu natural, sem necessidade de artifícios como se toda a vida tivessem tocado juntos e se as musicas tivessem sido pensadas para eles.

E assim se celebrou o dia Mundial da Música com (apenas) uma voz … e (apenas) um piano…"



Parte o homem fica a obra e a memória ...
Partilhar :
 
Copyright © 2011. Words + Photos - All Rights Reserved