Foi um público diversificado, quer em idades quer em nacionalidades, que acorreu ao Castelo para apreciar uma límpida noite de Verão (ainda que precisando de algum agasalho, como aconteceu com a própria cantora) e uma das vozes com maior projecção internacional actual no fado.
Temas como "Rosa Vermelha" e "Recado" fizeram parte do alinhamento a que se seguiu uma homenagem ao país irmão do outro lado do atlântico com uma música que Vinicius de Morais escreveu para Amália e ainda "Lábios de mel" de Ney Matogrosso, cantado pela primeira vez sem a presença do cantor brasileiro.
Depois de alguns temas já conhecidos Katia Guerreiro introduziu um tema inesperado, resultado de um desafio proposto pelo programa "Misturas Líricas", a estrear brevemente na RT2, que propôs a transformação de uma ária do Rigoletto de Verdi, em fado, nesta interpretação a cantora contou ainda com a participação especial de Marta Pereira da Costa, na guitarra portuguesa e de Pedro Pinhal na viola.
Já quase no final a homenagem a Bernardo Sassetti, sentida e emocionada, com lágrimas a adornarem a voz da cantora e a contagiarem também o público presente.
O desafio das Festas de Lisboa está lançado, a todos aqueles que queiram ouvir fado e usufruir da bela vista sobre Lisboa só tem de seguir a sugestão dos muitos nomes que ainda vão passar pelo Castelo durante este mês de Junho.
Texto e Fotografia | Vânia Marecos
Agradecimentos | EGEAC
[Link para álbum completo]
|
|