Katia Guerreiro @ Castelo de São Jorge | Festas de Lisboa'12

Katia Guerreiro inaugurou as Noites de Fado no Castelo, inseridas na programação das Festas de Lisboa'12, acompanhada de Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, João Veiga na viola e Francisco Gaspar no baixo.

Foi um público diversificado, quer em idades quer em nacionalidades, que acorreu ao Castelo para apreciar uma límpida noite de Verão (ainda que precisando de algum agasalho, como aconteceu com a própria cantora) e uma das vozes com maior projecção internacional actual no fado.

Temas como "Rosa Vermelha" e "Recado" fizeram parte do alinhamento a que se seguiu uma homenagem ao país irmão do outro lado do atlântico com uma música que Vinicius de Morais escreveu para Amália e ainda "Lábios de mel" de Ney Matogrosso, cantado pela primeira vez sem a presença do cantor brasileiro.

Depois de alguns temas já conhecidos Katia Guerreiro introduziu um tema inesperado, resultado de um desafio proposto pelo programa "Misturas Líricas", a estrear brevemente na RT2, que propôs a transformação de uma ária do Rigoletto de Verdi, em fado, nesta interpretação a cantora contou ainda com a participação especial de Marta Pereira da Costa, na guitarra portuguesa e de Pedro Pinhal na viola.

Já quase no final a homenagem a Bernardo Sassetti, sentida e emocionada, com lágrimas a adornarem a voz da cantora e a contagiarem também o público presente.

O desafio das Festas de Lisboa está lançado, a todos aqueles que queiram ouvir fado e usufruir da bela vista sobre Lisboa só tem de seguir a sugestão dos muitos nomes que ainda vão passar pelo Castelo durante este mês de Junho.

Texto e Fotografia | Vânia Marecos
Agradecimentos | EGEAC

[Link para álbum completo]




Partilhar :
 
Copyright © 2011. Words + Photos - All Rights Reserved